A Caridade

Nesta segunda semana nós continuaremos a contemplar as últimas horas da Paixão de Nosso Senhor Jesus. Vamos também meditar sobre a prática quaresmal da caridade, tendo como intenção a reza pela conversão dos pecadores.

Agonia de Jesus no jardim do Getsémani

Jesus retirou-se para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar”. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: “Minha alma está triste até a morte. Permanecei aqui e vigiai comigo”. (Mt 26, 36-38). Ele pressentia a tribulação e viu que de todos os lados se aproximarem angústias e tentações, como nuvens cheias de figuras assustadoras.

Para nos conformarmos, em tudo, a Jesus, devemos olhar para nós próprios e fazer algumas reflexões:

  • Em tudo o que fazemos, podemos dizer que, entre nós e Deus, corre uma ligação de amor?
  • O nosso pensamento e o nosso operar é de amor?
  • Recebemos tudo de Deus, e todas as nossas ações correm para Ele com amor?
    Tudo aquilo que sentimos em nós, inspirações, mortificações, graças, não é outra coisa senão obra do amor.

Para viver como verdadeiros cristãos nós necessitamos praticar a CARIDADE, como São Paulo ensinou ao povo de Corinto. A CARIDADE é mais do que dar esmolas, doar roupas e alimentos, visitar asilos, hospitais, participar em instituições beneficentes, ou ainda investir tempo e conhecimento em utilizar os dons e carismas recebidos visando interesses pessoais.

O Papa Francisco nos diz: “No fim de nossas vidas, seremos julgados pelo amor, isto é, por nosso esforço concreto em amar e servir Jesus em nossos irmãos menores e necessitados”. “Deus é amor”.

Jesus entra em agonia e sua Sangue

Jesus estava compenetrado em oração, quando angustiou-se com os inumeráveis crimes e com a ingratidão dos homens para com Deus; sentindo uma profunda dor suplicou: ‘Meu pai, se for possível: passe este cálice longe de mim. Meu Pai, tudo vos é possível: afastai este cálice de mim’.

Em seguida disse: “Não faça, porém, a minha vontade, mas a vossa”. Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. Apareceu-lhe então um anjo do céu para confortá-lo.

Viver a CARIDADE cristã é muito exigente. Amar incondicionalmente e nos sacrificar por quem amamos como a família e amigos, é algo normal. Agora, amar e nos sacrificar por aqueles que não conhecemos ou não simpatizamos e rezar por sua conversão, aí sim é amar como Jesus nos ama. A CARIDADE é a essência da santidade.

Jesus recebe o beijo de Judas

Jesus ao sair do horto das Oliveiras com os três apóstolos, apareceu-Lhe Judas com os soldados armados. Diante disso Pedro quis atacá-los à força. Jesus, porém, mandou-o ficar quieto e disse aos soldados: “A quem estais procurando?” Eles responderam: “Jesus de Nazaré”. E Jesus disse: “Sou eu”. Os soldados caíram por terra.

Jesus, porém, disse mais uma vez: “A quem procurais?” Eles responderam novamente: “Jesus de Nazaré”. Então disse: “Sou Eu; já vos tenho dito que Sou Eu; se, pois, procurais a Mim, deixai aqueles”. Nesta hora Judas ameaçado a dar o sinal de quem era Jesus, aproximou-se então Dele, abraçou e beijou-O. E Jesus disse: “Judas é com um beijo que atraiçoas o Filho do Homem?”

Quando nos sentimos indiferentes, insensíveis, tentados, medrosos, atraiçoados, nós continuamos perseverantes na oração? Carregamos nossa cruz e oferecemos a Jesus tudo o que sofremos? A Cruz é a melhor definição do Amor Caridade. É um Amor que se doa, gratuita e desinteressadamente até o fim. Desculpa, crê, espera e suporta tudo.

Jesus é preso

Amarraram Jesus cruelmente. Em Seu cinturão foram fixadas cordas compridas, pelas quais podiam arrastar Jesus de um lado para o outro. Jesus é preso e é levado para ser interrogado. Voltando-se as autoridades religiosas que tinham vindo contra ele, disse-lhes: “Saístes armados como se viésseis contra um ladrão. Entretanto, eu estava todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e do poder das trevas”.

A CARIDADE é uma virtude dada por Deus que nos leva amá-lo sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Viver a caridade não é só prover as necessidades materiais de alguém que precise, mas é também dar uma palavra amiga e uma gentileza, um tempo de escuta. Enfim ser o ombro consolador de alguém para curar, libertar das amarras do pecado, conduzindo à conversão.

Propósito para a semana: Fazer o Exame de consciência, para meditar sobre os pecados que temos cometido com maior frequência, arrepender e procurar evitar as ocasiões e tentações que nos levaram a eles; se for o caso fazer uma boa confissão.