Fraternidade e fome

Seguindo a Jesus, sob a luz do Espírito Santo, nos encontramos reunidos para participarmos do último dia da Procissão Penitencial. Retomaremos nesta caminhada o Tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Fome” e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.

Recordemos as palavras do Papa Francisco: “para a humanidade, a fome não é só uma tragédia, mas também uma vergonha…” Perante esta afirmação podemos refletir sobre a nossa contribuição para amenizar a fome de nosso próximo. A reflexão sobre a temática da Campanha da Fraternidade nos acompanhará ao longo de todo esse ano. Podemos intensificar ações no combate a fome durante 2023, contudo nosso compromisso para com nossos irmãos necessitados se estende por toda a vida.

Ouvir o Senhor
No decorrer de nossa caminhada, podemos escutar o Senhor que nos fala de diversas maneiras: pela natureza, pelos acontecimentos da vida, pela Sagrada Escritura e pela Igreja. No entanto, precisamos parar, silenciar e estar atentos para escutá-lo com mais clareza.
Jesus nos diz: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” Ele se importa com o ser humano de forma integral, ou seja, sua fome de pão material e de Salvação. Deus não pode salvar você, sem você. Assim também Deus quis precisar de você como instrumento de caridade para o seu irmão e sua irmã. O Senhor nos capacita para irmos ao encontro do próximo. Portanto, caminhemos em direção aos mais necessitados.

Abrir-se à partilha
Após escutar a Deus e ir ao encontro do irmão, passamos a conhecer as suas necessidades. Diante do sofrimento do nosso irmão e irmã, permitamos que as virtudes da sensibilidade e da compaixão brotem em nós e nos impulsionem a assumir atos concretos para amenizar a fome destes.
Senhor, pedimos nesta manhã, a graça de um coração convertido, para que, por meio de nossa partilha, ajudemos nossos irmãos em situação de insegurança alimentar, juntamente com a Igreja e organizações que trabalham arduamente no combate a fome. Assim como multiplicastes o pão, saciando os famintos, multiplique em nós o desejo de darmos nós mesmos de comer.

Gratidão
Paramos, escutamos e conhecemos a realidade de nossos irmãos e irmãs. Como poderíamos dizer que fomos tocados por Deus, se a necessidade do nosso próximo não nos toca? Se Deus é tão generoso para conosco, como deixaríamos de sê-lo para com nosso irmão e irmã? Como receber o Pão Eucarístico, se não partilhamos o pão com alguém necessitado. Olhemos para nossas mãos. Se temos o que oferecer, podemos sim partilhar com nossos irmãos e irmãs.

Levantemos a cabeça, abramos um sorriso, despertemos para a vida, pois cada vez que colaboramos com alguma iniciativa da Pastoral do Alimento, com o Dízimo, da Campanha da marmita solidária ou tantas outras formas de doação estamos concretizando o “dai-lhes vós mesmo de comer!” Que nossos gestos em favor de nossos irmãos e irmãs, sejam reflexo do amor e gratidão à Deus por tudo que recebemos e podemos partilhar.

Gesto concreto
A proposta para a semana é que: nossas atitudes de “olhar, analisar e agir”, se estendam não só durante a quaresma ou no ano de 2023, mas sejam um compromisso fraterno para toda nossa vida.