Jesus Sumo e Eterno Sacerdote

Queridos irmãos e queridas irmãs, Jesus é descrito de vários modos nas escrituras. Ele é o Bom Pasto, o Pastor Supremo, Rei, Profeta, Mediador e Salvador. Cada uma destas descrições salienta alguma função que Jesus desempenha no Plano da Salvação e talvez a mais completa descrição de Jesus com respeito a sua obra redentora seja a de Sumo Sacerdote.

O Antigo Testamento nos ajuda a entender a obra de um Sumo Sacerdote. O Sumo Sacerdote Levita agia como representante dos homens entrando na presença do Senhor para oferecer sangue em benefício dos homens pecadores e em nenhum outro lugar esta função ilustrada mais vividamente do que nos eventos do Dia da Expiação.

É nesse dia, o décimo dia do sétimo mês de cada ano, o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos, o Tabernáculo, para fazer expiação pelos seus próprios pecados e pelos do povo. Em Levítico capítulo 16, descreve o que era feito nesse dia.

O Sumo Sacerdote depois de lavar seu corpo e vestir as vestes santas, colocava o incensário cheio de incenso no Santo dos Santos para formar uma nuvem sobre o Propiciatório e o Santo dos Santos era a menor das duas salas dentro do Tabernáculo. A Arca da Aliança ficava localizada nesta sala e era ali que Deus se encontrava com homem. A cobertura da Arca da Aliança era chamada de propiciatório. Dois bodes eram escolhidos como oferenda pelos pecados e a sorte era lançada sobre eles.

Um bode teria que ser morto e oferecido ao Senhor em benefício do povo e o outro seria um bode emissário. O novilho era selecionado também como uma oferenda pelo sumo sacerdote e a sua família. O Sumo Sacerdote sacrificava o novilho fora do santuário propriamente e levava um pouco de sangue do novilho para dentro do Santo dos Santos para fazer expiação por seus próprios pecados e os de sua família. A nuvem de incenso na sala protegia de ver o Senhor e morrer. O bode vivo era levado para o deserto e solto levando embora consigo os pecados do povo e a carne do carneiro oferecido como holocausto eram totalmente queimados.

Irmãos e irmãs, o livro de Hebreus declara que Jesus também é Sumo Sacerdote. O profeta Zacarias predisse que Jesus seriam sacerdote em seu trono, isto é, Jesus seria tanto o Sacerdote quanto Rei ao mesmo tempo. Jesus nasceu judeu, descendente de Davi e assim da linguagem da tribo de Judá. Contudo Deus escolheu os descendentes de Levi para serem sacerdotes. Assim Jesus, vivendo sobre a lei de Moisés, poderia ser rei porque era da tribo real e ainda mais de Davi, mas Jesus não poderia ser um sacerdote segundo a lei de Moisés porque não era da tribo certa.

Mas o escritor de Hebreus afirma que Jesus era Sumo Sacerdote segundo uma ordem diferente não segundo a ordem de Arão mas segundo a ordem de Melquisedeque e o próprio texto, justamente de Hebreus explica no capítulo 7 versículo 11 e depois no versículos 13 a 14.

A obra sacerdotal de Jesus explicado a pelo escritor de Hebreus em termos de atos do Sumo Sacerdote levita no dia da expiação, comentado no início desta reflexão. Exatamente como o Sumo Sacerdote levita entrava no Santo dos Santos, o Tabernáculo, na presença de Deus com o sangue do holocausto para fazer expiação pelos pecados, assim Jesus entrou no Santo dos Santos com seu sangue. Mas Jesus não ofereceu seu sangue no tabernáculo físico, feito por mãos humanas, Ele ofereceu o seu sangue na presença de Deus no céu. De modo semelhante ao Sumo Sacerdote Levita que aspergia o sangue em frente do propiciatório, o próprio Jesus derrama o seu sangue na Cruz, fora do Santo dos Santos Celestial para expiação dos nossos pecados.

Queridos irmãos e irmãs de conformidade com o propósito do escritor de Hebreus, Jesus é apresentado como o Sumo Sacerdote Superior aos Sacerdotes Levitas. O Sumo Sacerdote do Antigo Testamento, oferecendo o sangue pelos pecados do povo, eram eles mesmo realmente pecadores e antes que o Sumo Sacerdote pudesse fazer intercessão pelo povo no dia da aspiração, ele tinha que oferecerá um novilho pelos seus próprios pecados.

O Sumo Sacerdote do Antigo Testamento, sendo homens morriam, e o seu serviço era passado ao próximo homem apontado pelo mandamento da Lei de Moisés. Jesus vive para sempre e é assim capaz de continuar com o seu serviço Sacerdotal tanto tempo quanto for necessário.

O serviço sacerdotal de Jesus é superior em outro ponto importantíssimo. Jesus não apareceu diante de Deus como o sangue de um animal, um sacrifício inadequado para o perdão. Em vez disso ele ofereceu o seu próprio sangue, tornando-se assim tanto Sacerdote como sacrifício. Pelo fato de seu sacrifício ter sido adequado para o perdão dos pecados precisou ser feito somente uma vez em contraste com o sacrifício dos sacerdotes do Antigo Testamento que eram oferecidos ano após ano.

Além disso, no Tabernáculo e no Templo do Antigo Testamento, somente o Sumo Sacerdote poderia entrar no Santo dos Santos uma vez por ano sempre com sangue como oferenda pelo pecado. Agora contudo o caminho para o Santo dos Santos Celestial está aberto por causa da obra sacrifical de Jesus e Deus mostrou o significado da morte de Jesus rasgando o véu que separava o Santo dos Santos.

Quando jesus morreu, o privilégio de entrar e habitar na presença de Deus do céu está disponível a todos através do sangue de Jesus Cristo. Assim como Jesus em sua pureza entrou na presença de Deus, também podemos entrar na em Sua presença purificados pelo sangue de Jesus Cristo.

Queridos irmãos e irmãs como é importante a gente conhecer esta realidade de Jesus Sumo e Eterno Sacerdote porque é tudo isto que celebramos no Altar em cada Eucaristia e é tudo isso que nós somos convidados a colocar em prática diante dos nossos desafios que enfrentamos na vida, para fazermos também da nossa vida, das situações que nos acontecem, um ato de oblação para unir nossos sofrimentos com a oferenda de Jesus.

Jesus Sacerdote, oferece nos contigo ao Pai.

Pe. David Antonio da Silva